terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Visita ao Centro de Interpretação Ambiental




       No dia dezanove de fevereiro, os alunos da Escola de Casal Comba, foram de autocarro ao Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada (CIA).
       Começámos por aprender muitas coisas com a engenheira Andrea sobre a Apicultura. Ficámos a saber que quem trata das abelhas é o apicultor, que um conjunto de abelhas é um enxame e que as abelhas nos dão muitos produtos como o mel, a cera e são as responsáveis pela polinização.
       Para percebermos melhor como é o trabalho de um apicultor, a Ruama e o Martim foram seguindo as instruções para construírem uma colmeia. Observámos com muita atenção e aprendemos o nome dos vários instrumentos utilizados: levanta quadros, fumigador, raspador e escova de abelha. O Rogério vestiu um macacão, calçou as luvas e os polainitos e ficou pronto para ir tirar o mel às abelhas.
       Aprendemos que o principal inimigo das abelhas são as Vespas Asiáticas e a Engenheira Lídia ensinou-nos a fazer armadilhas que serão distribuídas pelos  apicultores da nossa zona. Também nos ensinou a fazer uma vela que trouxemos para casa.
        Observámos, ao microscópio, uma asa, uma língua e uma pata de abelha e ainda observámos alguns grãos de pólen.
Para terminarmos a nossa visita, provámos tostas com mel. O mel feito pelas nossas amigas abelhas é delicioso.
Texto coletivo C12A


































                       No dia 19 de fevereiro os alunos da escola de Casal Comba foram fazer uma visita ao CIA.
            Quando chegaram, os alunos foram divididos por turmas. a turma C-34A foi  com a engenheira Lídia para o CIA fazer uma vela de cera de abelhas e uma armadilha para vespas asiáticas.
             As armadilhas foram feitas com garrafas de água vazias (uma de 1,5litros e duas pequenas) que alguns alunos trouxeram para a escola.Os alunos fizeram também o rótulo. As armadilhas dos alunos serão para ajudar os apicultores da nossa região a apanharem as vespas que matam as abelhas. Eles terão de lá colocar açúcar misturado com um líquido azedo, vinagre, por exemplo.
             Depois , os alunos fizeram observação ao microscópio de partes das abelhas ( língua, patas, asas) e descobriram que as abelhas têm muitos pelos para agarrarem muito polen e que a língua vai sugar às flores geleia real para alimentar a rainha.
             Os alunos ainda saborearam deliciosas tostas com mel do Bussaco, mel dos Açores e mel de alfazema.




Sem comentários:

Enviar um comentário