terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Pais e avós vão à escola (I) - A visita à serralharia



Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, nós fomos visitar a serralharia que existe em Casal Comba.
Quando lá chegámos, começámos por entrevistar as pessoas que lá trabalham, o senhor Arsénio e o seu filho Miguel. As perguntas foram preparadas de manhã na sala de aula.
Enquanto o serralheiro Arsénio pôs a aquecer a forja, contou-nos como é que se trabalhava antigamente em que se usava apenas a forja, a bigorna e o martelo. Hoje em dia usam materiais modernos (máquinas e ferramentas).
Entretanto, o Miguel mostrou-nos ferramentas usadas no trabalho da serralharia: compasso, martelo bola e martelo de peta, alicate de mola, esquadros, tesoura para cortar chapa, sargento, máscara de soldar… Também nos mostrou algumas das máquinas com que se trabalha hoje: máquina de soldar, rebarbadora, máquina de cortar ferro, dobradeira, máquina de furar…
Como o senhor Arsénio não conseguiu aquecer os ferros o suficiente para os ligar, pois não tinha carvão mineral na serralharia, só conseguiu dobrar o ferro. Ele disse que o ferro funde aos 800oc, isto é a temperatura para o ferro passar do estado sólido ao líquido.
No final, o Miguel ofereceu-nos, para trazermos para a escola, um pedaço de ferro como é extraído da natureza, um bocado de limalha de ferro (ferro moído que cai da máquina de corte), um bocado de ferro cortado e outro ferro furado durante a nossa visita.
Depois agradecemos a visita e regressámos à escola.
Com esta visita aprendemos que o trabalho de serralheiro era muito difícil mas hoje, com a ajuda das máquinas, é mais fácil. Foi uma tarde divertida e de novas experiências.

Texto coletivo 3º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário