segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

À descoberta de novas histórias... na Mata do Bussaco

Hoje, dia 11 de dezembro, nós fomos à Mata Nacional do Bussaco no âmbito do projeto «AMA Bussaco». Como estava a chover, desta vez não pudemos andar a observar a beleza da mata mas descobrimos outras relíquias.
Começamos por visitar o convento de Santa Cruz. Antes de iniciar a visita guiada pela Sofia e pela Elodie, nós lanchamos na entrada, que tem o teto revestido a cortiça e as paredes embrechadas com pedras de diferentes cores.
No convento visitamos capelas, a igreja, a sacristia, quartos e os corredores. Descobrimos pinturas, esculturas e altares de azulejos únicos em Portugal.As pinturas dos Carmelitas Descalços eram telas enormes, com traços definidos em que as mulheres pareciam homens. Havia outras, mais pequenas, que foram oferecidas ao convento. As esculturas, feitas de madeira ou pedra, representam santos e episódios da vida de Jesus.Os altares eram feitos de madeira forrados com azulejos brancos, azuis e amarelos (os mais antigos) e verdes e castanhos (os mais recentes). Os azulejos substituíam as rendas das toalhas e tinham desenhados animais e plantas. Todos os altares tinham a cruz e o brasão dos Carmelitas.
Na igreja, em forma de cruz dos Carmelitas, descobrimos as sepulturas deles e do bispo conde de Coimbra, Dom João de Melo; alguns relicários com ossos ou tecido das vestes de santos dentro e um presépio. Também vimos uma maquete da Mata do Bussaco do tempo dos Carmelitas.
Depois de almoçar, fomos ao viveiro fazer uma plantação de azinheiras e carvalhos cerquinhos.
Esta visita foi divertida e essencial para aprendermos mais sobre a nossa cultura e o património edificado.

Se quiseres ver alguns dos momentos da nossa visita clica na foto :)

Sem comentários:

Enviar um comentário