quinta-feira, 17 de outubro de 2019

SOS Esquilo - proteger a biodiversidade na Mata do Bussaco


Os esquilos da Mata do Bussaco

Hoje, dia 17 de outubro, a drª Sofia Ferreira, da Fundação mata do Bussaco, veio à escola falar-nos sobre os esquilos da Mata.

Ela disse-nos que o furacão do ano passado destruiu as casas dos esquilos e que, para ajudar, a empresa «Valorpneu» ofereceu dinheiro à Fundação. Então ela decidiu vir às escolas falar dos esquilos e as crianças constroem-lhes casa-abrigo.
Nós aprendemos que a espécie que vive no Bussaco é o esquilo vermelho, mede entre 15 a 23 centímetros e tem o pelo mais castanho se estiver quente e mais escuro no inverno.
Os esquilos vivem principalmente no cimo das árvores, fazem os ninhos a cerca de 3metros de altura e alimentam-se de pinhas, castanhas, bolotas, cogumelos, insectos ou ovos…
São mamíferos, isto é, nascem do ventre materno e bebem leite no início da vida. Os filhotes dos esquilos nascem cegos, surdos, sem pelo nem dentes nem garras. Só ao fim de 40 dias sobrevivem sozinhos.
Os predadores dos esquilos são as águias, as raposas ou as ginetas, por exemplo. Para escaparem, os esquilos ficam quietos no cimo das árvores. Eles descem de cabeça para baixo e o rabo alinhado com o corpo, ajuda-os a equilibrarem-se.
No final das explicações construímos uma casa para esquilos com tábuas de madeira e parafusos.
Texto coletivo da turma C34A


















Antes da drª Sofia ir embora ainda lhe entregamos uma dúzia de árvores autoctenes, do nosso viveiro, para ela levar para a mata do Bussaco a fim de serem transplantadas.
Foi mais uma manhã de intensa aprendizagem na nossa escola!







Sem comentários:

Enviar um comentário