No dia 15 de maio, nós fomos mais uma vez à Mata do Bussaco.
Logo de manhã, ao chegarmos à escola, já tínhamos o autocarro à nossa espera. Depois de estar tudo pronto, seguimos viagem passando pela Mealhada, depois pelo Luso e chegamos ao nosso destino, a Mata Nacional do Bussaco. À nossa chegada, junto ao Palace, vieram receber-nos as biólogas Sofia e Elodie que nos iam acompanhar na caminhada até à Cruz Alta.
Antes de iniciarmos o percurso, lanchamos e fomos à casa de banho.
Durante o nosso passeio, seguimos o caminho da Via Sacra e fomos observando, recordando e aprendendo mais sobre a flora da Mata. Também olhamos com mais atenção as construções que iam aparecendo e, especialmente as capelinhas das diferentes estações da Via Sacra, que constituem uma reprodução, única, à escala, semelhante à Via Sacra de Jerusalém.
Ao longo da subida por caminhos estreitos e rochosos, alguns alunos começaram a mostrar cansaço e fizemos algumas breves paragens. Quando chegamos à Cruz Alta, ficamos maravilhados com a paisagem que conseguíamos observar. Deu para reconhecer alguns aspetos de povoações muito distantes e quase parecia vermos o mar.
Entretanto era hora de regressar para almoçarmos e fizemos a descida por um caminho sem escadas mas com muitas pedras.
O nosso almoço piquenique foi feito junta à fonte de Santa Teresa.
Antes de regressarmos à escola ainda fomos transplantar os adernos que tinhamos levado da nossa escola. A Sofia reconheceu que estavam bem cuidados por nós e convidou-nos a voltarmos em novembro para finalmente os plantarmos na mata.
No final de mais uma visita à Mata do Bussaco, podemos dizer que ela tem sempre muito mais para nos mostrar, ensinar e encantar.
A Mata Nacional do Bussaco é espetacular!
Sem comentários:
Enviar um comentário