quarta-feira, 22 de maio de 2019

Dia internacional da biodiversidade - um minuto de silêncio pela Terra


O dia 22 de Maio assinala o Dia Mundial da Biodiversidade, que surgiu na sequência da 1ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de organismos no Mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente. A rápida destruição dos habitats e a ameaça ou o efetivo desaparecimento de algumas espécies criaram a necessidade urgente de se proteger o meio natural.

A biodiversidade é um bem precioso para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e reveste-se de grande importância económica para a humanidade, particularmente ao nível das exigentes necessidades na produção alimentar e no controlo e tratamento de doenças.

Vivemos hoje uma época crítica, em que a perda de biodiversidade ao nível global atingiu valores sem precedentes. Assim, no dia 22 de maio, a Quercus volta a tentar colocar este ponto na ordem do dia, chamando a atenção para a as alterações climáticas, como sendo uma das maiores ameaças à diversidade biológica. As alterações climáticas, ao associarem-se à destruição e degradação dos habitats, à poluição, e à introdução de espécies exóticas, entre outros factores de ameaça, têm um efeito devastador sobre a biodiversidade.


A problemática das alterações climáticas tem como tema central o aquecimento global, que tem como consequências imediatas o aumento do nível do mar, o desaparecimento de algumas zonas húmidas, a redução dos níveis de humidade atmosférica e o aumento da desertificação, sobretudo em países mais susceptíveis a estes fenómeno, como é o caso de Portugal.

A biodiversidade é a base da vida no planeta Terra e um dos pilares do desenvolvimento sustentável. A riqueza e variedade de vida tornam possível o “fornecimento de serviços” dos quais dependemos, como por exemplo a água potável que bebemos, o ar que respiramos, e o alimento, entre muitos outros.

Na nossa escola aderimos à iniciativa  UM Minuto de Silêncio de Gratidão à TERRA. .Façamos todos  este pequeno gesto...

Sem comentários:

Enviar um comentário