segunda-feira, 16 de abril de 2018

A Visita ao Oceanário de Lisboa




No dia 13 de abril de 2018, nós, os alunos da escola de Casal Comba, fomos ao Oceanário de Lisboa. Tínhamos de começar a viagem às 7h30 mas como alguns alunos se atrasaram saímos quase às oito.
Quando lá chegamos, perto das 10h30, o grupo separou-se por turmas para fazer uma oficina. O 1º e 2º anos foram conhecer os TUBARÕES: QUEM VÊ DENTES NÃO VÊ CORAÇÕES e o 3º e 4º anos fizeram o atelier ESCANIFOQUÊ? À PROCURA DOS ESCANIFOBÉTICOS DO OCEANÁRIO!
Os alunos do 3º e 4º anos foram guiados pela Rita. Ela começou por nos levar ao Oceano Índico para descobrirmos os primeiros escanifobéticos (peixe cirurgião, peixe balão e o Napoleão) e verificamos que os corais eram animais. Depois passamos pelo oceano Pacífico onde encontramos as comilonas das lontras. Continuamos, passando pelo Atlântico, onde vimos os cardumes de sardinha e descobrimos que só devemos comer peixes adultos para não acabarmos com as espécies (sardinhas do tamanho do dedo indicador dos nossos pais e carapau com um palmo de tamanho, pelo menos), e pelo Antártico onde vimos os pinguins e as andorinhas-do-mar. No oceano Atlântico Norte, observamos os papagaios-do-mar e os araus. Íamos também observando o aquário central que reúne espécies de todos os oceanos: várias espécies de tubarões, o peixe-lua, raias, mantas, cardumes de peixes com as mais variadas cores, formas e tamanhos… A Rita mostrou-nos os tubarões pijama e os seus ovos com forma de folha e disse-nos que os tubarões só comem uma vez por semana.
Os alunos do 1º e 2º anos estiveram numa sala a aprender sobre as diversas espécies de tubarões, os seus ovos em forma de folha ou pinha. Aprenderam que os tubarões conseguem repor os dentes que perdem ou partem… eles podem ter até 20 000 dentes durante a sua vida. Depois eles também visitaram os aquários.
Às onze e meia, tivemos o privilégio de ver os mergulhadores a alimentar as raias porque elas comem sempre a esta hora à sexta-feira. Foi uma oportunidade espetacular. As raias vinham comer à mão dos mergulhadores.
Depois do almoço piquenique nos bancos junto ao Oceanário, voltámos para ver a exposição temporária “Florestas submersas” e ainda tivemos tempo para dar uma nova espreitadela ao aquário grande, aos dragões marinhos, aos peixe-palhaço, os caranguejos gigantes, os cavalos-marinhos e o aquário das medusas.
Sabiam que as medusas são a gelatina do mar?
Sabiam que os peixe-lua adoram comer gelatina?
Por fim, tirámos umas fotos junto ao Vasco e depois foi hora de regressar.
A visita foi maravilhosa. Valeu mesmo a pena!

Os alunos da turma C34A


Post scriptum:
Uma palavra de agradecimento ao senhor Artur, o nosso motorista, que aguentou as nossas canções; à Junta de Freguesia e aos Pais que possibilitaram esta visita de múltiplas “aprendizagens”.




Sem comentários:

Enviar um comentário